BREVE RELATO HISTÓRICO DOS 60 ANOS DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE MIRANDÓPOLIS

 

A PIB de Mirandópolis foi organizada em 05 de Março de 1950 pelo Pastor Altino Vasconcelos, missionário itinerante em nossa região, que presidiu a Assembléia de Organização. A igreja foi organizada com 44 irmãos. O primeiro templo era alugado e situava-se na Rua São João, n.º 1072 – Centro, vindo posteriormente a se mudar para seu templo em definitivo na Rua Nove de Julho, 1037 – Centro, ali permanecendo até o mês de Abril do ano de 2009. Nestes 60 anos muitos membros a ela se filiaram e ajudaram a fortalecer e a fazer desta Igreja o que ela é hoje. Alguns desse pastores e irmãos já estão na glória. Os Irmãos: Eloi José dos Santos; José Gonçalves; Maria Rocha; Vicente; Ermelindo Alves; José Gonçalves; João Alves; Antônio Amaro da Silva; Adelina Catelan Agassi e Antônio Bento Agassi; Antônio Medina; Geni Luiza de Melo; Maria Suriano; Alzira Avelino, e muitos outros. Neste tempo também foi pastoreada por 13 pastores, que também deixaram o seu legado, e fizeram parte da bela história de nossa igreja. São eles:

 

 

Nomes dos pastores

Tempo de pastorado

01

João Gomes Ferreira

03/1950 à 12/1950

02

Henrique Cirilo Correia

07/1952 à 08/1953

03

João Roberto (Interino)

08/1953 à 11/1953

04

Teóphilo Purens

12/1953 à 11/1954

05

Pedro S. Brandão

12/1954 à 03/1959

06

Geraldo Ávila Gimenes

01/1962 à 11/1963

07

Elpídio Lourenço

12/1965 à 01/1967

08

Jonas Alves Costa

11/1969 à 11/1971

09

Aluísio Gomes da Silva

01/1972 à 11/1979

10

Rubens Aparecido Saia

01/1980 à 10/1982

11

José Domingos Menezes (Interino)

05/1983 à 01/1984

12

Boris Rogovsky

02/1985 à 04/1989

13

Wilson Tadeu da Silva

04/1990 (atual)

     

 

Dia 05 de março de 1990.

 Chegou a nossa cidade através do Pr. Rui Barbosa que era pastor da Primeira Igreja Batista de Araçatuba-SP, o Pr. Wilson Tadeu da Silva natural da cidade de Auriflama-SP, e morando na cidade de Araçatuba-SP. A igreja o convidou para realizar uma série de conferências, e em seguida o convidou para ser o pastor, porque fazia dois anos que ela estava sem pastor. Em Abril então se efetivou a vinda do pastor Wilson que estava chegando do estado do Piauí, onde pastoreou duas igrejas nos cinco anos que havia ficado lá. No dia 26 de maio de 1990 o pastor casou-se com a jovem Samara Ferreira de Sousa, que era da cidade de Petrolina-PE, e a havia conhecido quando esteve pastoreando no Piauí. Desse casamento nasceram lhe os filhos: Micael Tadeu em Março de 2008 e Victória Sofia em Agosto de 2003. O Pastor Wilson assumiu a igreja com cerca de 37 membros, e foi com este grupo que Deus havia lhe dado que todo os projetos e sonhos do seu coração iriam começar a se realizar e tomar forma. Durante os 17 anos houve ampliações do espaço da área social, onde foram construídas salas, cantinas, banheiros e uma estrutura para três andares, com um salão para atender cerca de 80 pessoas nos fundos. Reforma da casa pastoral, e ampliação do templo em sessenta lugares, retirando duas salas que havia dentro do templo. Estudos foram realizados com a possibilidade de aproveitar o terreno e construir um templo maior ali. Mas este não era o sonho de Deus para a PIB de Mirandópolis. A Igreja crescia e se fortalecia, seus membros eram atuantes, e Deus fazia maravilhas no meio do seu povo.

 

Novembro de 2007

 Neste tempo o salão de culto da igreja comportava cerca de 170 pessoas exprimidas dentro de uma área de 15 x 9 metros, e todas as noites pessoas assistiam os cultos em bancos colocados do lado de fora tendo um crescimento constante todos os anos, depois de várias reformas e ampliações a liderança da igreja, sentiu que era hora de pedir a Deus um novo lugar. Apesar de seu patrimônio estar em uma das áreas mais nobres do centro de Mirandópolis, não havia qualquer possibilidade de expansão naquela área. No ano de 2008 o pastor Wilson Tadeu, junto com os irmãos da liderança da Igreja começou a fazer campanhas de oração e jejum, pedindo a Deus um milagre. Em um dia reunido com alguns irmãos, o pastor Wilson saiu a procurar uma área, que pudesse então comprar, (sem dinheiro disponível para a compra), mas amparado nas promessas do Deus fiel, que nunca nos abandona em nenhuma circunstância. Havia cinco áreas possíveis em nossa cidade, disponíveis para os projetos e sonhos da PIB de Mirandópolis.

 

19 de Janeiro de 2008

 Mas foi nesta área que temos agora que Deus deu o direcionamento, e a confirmação através de todo o processo que começou no dia 19 de janeiro de 2008, e se sucedeu em muitas reuniões de negociação com o antigo proprietário Senhor Eduardo Sunada. Enquanto as negociações aconteciam, nas noites de quartas feiras, no mesmo horário os irmãos se reuniam no templo para orar e pedir a confirmação de Deus. A partir da primeira reunião, foram colocadas no telão as imagens do patrimônio pretendido e toda a área que a igreja queria adquirir. Mas como Deus sempre nos surpreende, e nos dá “além daquilo que pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20), a área negociada foi 1.000 metros maior do que a pretendida. Foi então que Deus deixou claro, para a liderança da Igreja, de que não havia limites do que Ele poderia fazer no nosso meio, e que grandes ainda estavam por vir. Esta confirmação aconteceu, em um sábado, e no dia seguinte no domingo, após declarar a negociação concluída no culto da noite, toda a igreja em choro e prantos glorificou a Deus, declarando por muitos minutos “DEUS É FIEL, DEUS É FIEL, DEUS É FIEL”, o culto terminou em festa e com muita alegria. O acontecimento se deu na segunda semana de Abril de 2008. A igreja não se continha de tanta alegria e euforia; foi uma das ocasiões mais alegres, da história de nossa Igreja. Com certeza aqueles que ali estavam jamais vão se esquecer desta noite.

 

 

 

Abril de 2008

 



 

A igreja estava trocando o seu patrimônio no centro da cidade por toda a área dos Barracões de Depósito Esteves (3.411 metros quadrados) na Rua Nove de Julho esquina com a Rua Domingos Terensi. A Igreja ainda iria permanecer naquele local até o mês de abril de 2009.

 

 

 

 

 

Agosto de 2008

A construção do novo templo começou no mês de agosto do ano de 2008, e a princípio não havia recursos para a construção e havíamos planejado aproveitar um dos barracões, mas ao retirar o telhado as paredes abriram, então pela fé, começamos a idealizar a construção de um salão menor. Compramos a estrutura metálica de cobertura com e começamos a pagar as parcelas. Enquanto isso a igreja foi dividida em três grupos, onde cada grupo teria dois meses para trabalhar realizando promoções. Fizemos feira de artesanato, vendemos pizza, salgadinhos na cantina, feijoada, churrasco, rizoto de frango, E tantas coisas foram feitas, mas Deus estava usando tudo isto para unir os membros de nossa igreja. Foi um tempo muito abençoado. Nos finais de semana, feriados e de a noite depois do trabalho, os homens da igreja realizavam trabalho de mutirões na construção. O trabalho em conjunto nos fortalecia e nos encoraja diante de todas as dificuldades que enfrentávamos. Chorávamos juntos e nos alegrávamos juntos. “Era um o coração do povo” – Atos 2:42.

 

 

 

Janeiro de 2009

 Depois de colocarmos 500 metros de piso usinado e ainda sem a cobertura da estrutura metálica, estando no meio da reforma um incidente inesperado aconteceu. As chuvas que caiam abundantemente fez com uma das paredes laterais que iríamos aproveitar cedesse e o piso danificou-se e teríamos que abortar o plano inicial; todo o nosso povo chorou, porque não entendíamos o porquê que Deus havia permitido aquilo. Mas Deus esperava que tomássemos uma decisão movida pela fé, sem recursos, com nosso orçamento já todo comprometido. Houve uma mobilização de alguns irmãos que tendo recursos aplicados, emprestaram o dinheiro a igreja para que pudéssemos pagar parceladamente. Pela fé aumentamos o espaço e fizemos um muro de arrimo de 30 metros por 4 metros de altura, aterramos o local e aumentamos nosso espaço em mais de 150 metros quadrados.

 

 

 Abril de 2009

No dia 19 de abril de 2009 entendemos o porquê Deus havia permitido aquele incidente prorrogando nossa entrada que seria em dezembro de 2008 para aquela data, em menos de 01 ano, a igreja adentrou no seu novo templo, e naquele dia tantas pessoas apareceram e vieram e se alegraram conosco, e se não houvéssemos aumentado o espaço, o templo teria sido pequeno. Uma construção de quase 1.000 metros quadrados. Um sonho, um grande projeto e mais um milagre de Deus. Uma igreja sem recursos externos, somente com empenho e dedicação de seus membros, mas contando com a fidelidade das promessas de Deus que faz maravilhas e milagres no nosso meio, levantou um templo dos alicerces, uma obra significativa na cidade de Mirandópolis. Ainda estamos com um espaço parcial, mas nosso projeto final é um templo para mais de 1200 lugares. Ainda continuamos com uma visão ampla daquilo que Deus que fazer através de nossa Igreja nesta cidade, e por isso nossa obra não para. No final do ano passado construímos nossa cantina de 54 metros quadrados, estamos terminando uma sala de 75 metros quadrados e ainda neste ano terminaremos nosso berçário. Tudo que fazemos na igreja é movido pela excelência, porque cremos em um Deus que nos capacita e nos dá o melhor para ser investido em sua obra. Todos nossos recursos são empregados na própria igreja, porque cremos que o nosso povo e a nossa terra precisa ser abençoados, e ainda cooperamos com a Associação das Igrejas Batistas do Oeste Paulista em nossa região, para a expansão do Reino de Deus em nosso estado. Nossos projetos são grandes, porque grande é o nosso Deus e o seu reino. “EBENEZÉR – ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR”

 

 

 Abril de 2010

No mês de Abril comemoramos então 60 anos de Organização Eclesiástica, 20 anos do pastorado do Pr. Wilson Tadeu da Silva e família a frente da Igreja e 01 ano do Novo Templo. É muita alegria para nós, e gostaríamos de convidá-los a estar conosco nos dia 17 e 18 de abril, onde teremos a presença do Pr. Esdras Martins, pastor e cantor com três CDs gravados. Também teremos no sábado dia 17 das 14h00min as 23h00min uma feira de livros evangélicos e bíblias de estudo, com descontos de até 50%, podendo fazer os pagamentos sem entrada com 30 e 60 dias no cheque; uma parceria da Igreja com o CEBESP (Centro Batista de Ensino e Pesquisa), com a Editora Vida, Vida Nova e A.D. Santos. Com certeza esta é uma oportunidade imperdível para nossa cidade. Venha se alegrar conosco neste final de semana, ficaremos muito alegres com sua visita.

 

 

 

 

 

Agradecimentos:

 Em tempo, a Igreja aproveita este espaço para agradecer a todos os irmãos de todas as igrejas que nos ajudaram em oração, em trabalho, em até em mutirões. A conquista e realização da PIB de Mirandópolis, não são nossas somente, mas de todo o Reino do Nosso Senhor Jesus Cristo. Ainda queremos agradecer os irmãos e amigos que nos ajudaram em doações, contribuições, apoio. São eles: André (Belinho) e Luciano (in memorian) da Casa do Construtor; Elói Mendonça do Jornal Diário de Fato (in memorian) e família; Fabio da FAEL Construcenter; Nogara e Lucinéia do Depósito Nogara; Luiz da UNIÃO Construcenter, Pedro Nogara e Junior da PJ Construtora e Equipamentos; Chiquinho da Aporé Construcenter; Obed Lima Cardoso; Claúdio Antônio, Rodrigo Prudenciato, Daniel e Lucicleide Ferreira, José Quaresma, Ademir Rizolli, Rochinha da Loja Nova Rocha Confecções; Elias e Lúcia Venegeroles; Prefeito Municipal José Antônio; e tantos outros anônimos ou não, que nos ajudaram comprando promoções realizadas pela nossa igreja.